Fim de ano é, para muitos, época de renda extra. Restituição de imposto de renda, 13º e até 14º salário, ou mesmo um faturamento a mais no caso de microempreendedores individuais que vêem os negócios aquecidos diante da busca de presentes de Natal, por exemplo.
Apesar do dinheiro a mais, de modo geral, dezembro e janeiro também são épocas de mais gastos. Por isso, se a sua empresa tem pagamentos a receber, é interessante se antecipar na negociação com os clientes que têm conta em atraso – antes que essa renda extra tenha outro destino.
Para aquelas situações que chegaram à fase de cobrança das dívidas, o gerente de Relacionamento do birô de crédito Assertiva Soluções, Marcelo Freitas, recomenda começar deixando claro de que forma o cliente se beneficiaria pagando sua dívida, o que pode incluir a retomada do acesso a algum produto, serviço ou outros benefícios que sua empresa oferece.
Além disso, vale o argumento de que com o nome “limpo” o cliente consegue garantir vantagens também em outros produtos financeiros.
“No mercado B2B, a dica de ouro é buscar contato com quem fez a dívida e não com quem vai pagar. É muito mais valioso falar com um gestor que realizou a compra, entendendo suas motivações ou dores com determinado produto ou serviço para propor uma negociação ou relembrar a proposta de valor que a sua empresa tem a oferecer”, afirma o gerente de relacionamento.
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Fonte: Contabeis